(19) 3124 3566 - COMERCIAL@GALPAOPIRACICABA.COM.BR

Propriedades Industriais para Armazenamento a Frio e Fabricação de Alimentos

PROPRIEDADE INDUSTRIAL - GALPÕES, BARRACÕES E DEPÓSITOS PARA ARMAZENAMENTO

As empresas do ramo de produção de alimentos ou armazenamento a frio precisam adotar uma abordagem mais estratégica para suas necessidades imobiliárias.

Para os proprietários de imóveis industriais, a eficiência é muitas vezes o atributo mais crítico que eles buscam de suas instalações. Mas a eficiência não acontece por acidente; geralmente é o resultado de um planejamento meticuloso e colaboração.

E há considerações especializadas que você precisará levar em conta se você tem armazenamento frio ou necessidades de fabricação de alimentos/bebidas. Você vai querer abordar seu espaço estrategicamente e com maior intenção do que outras empresas; você pode ter que se preparar para um número maior de trabalhadores por turno; e você certamente precisará planejar o aumento do uso de energia em comparação com outros usuários industriais.

Na verdade, suas exigências são provavelmente suficientes para que alguns galpões, barracões e armazéns sejam capazes de acomodá-los. Dito isso, é possível converter uma fábrica de bolachas em um armazém de armazenamento a frio? Possivelmente sim. Para descobrir a resposta a essa e outras consultas críticas, aprofundaremos algumas das questões únicas que você provavelmente encontrará ao tentar otimizar as operações em seu negócio de alimentos/bebidas ou armazenamento frio.

Algumas das questões mais críticas que as empresas de armazenamento frio ou produção de alimentos precisam considerar ao alugar ou comprar uma nova instalação são:

  • O que é programação de construção?
  • Você pode converter uma propriedade existente?
  • Como você explica o aumento da densidade dos trabalhadores?
  • Como você planeja aumentar o fornecimento e distribuição de energia?
  • Quais são as considerações de armazenamento ao ar livre?
  • Seu orçamento permite um mezanino?
  • Você precisa verificar as necessidades de abastecimento de água, clarificadores e descarga de água?
  • Quais são os benefícios da orientação transversal?

O que é programação de construção?

O processo de desenvolvimento de uma compreensão das necessidades espaciais únicas da sua empresa em um ambiente de galpões, barracões e armazéns são referidos como programação predial/espacial. Este pode ser um processo complexo para qualquer negócio, e geralmente requer a participação de um arquiteto.

Na indústria de alimentos/bebidas e armazenamento frio, o processo de programação é ainda mais intrincado. Na verdade, pode levar anos para um projeto progredir do estágio de visão para a construção ativa.

Existem duas opções para programação na indústria de alimentos/bebidas e armazenamento a frio. O primeiro é um sistema "box-in-box", onde um sistema interno climatizado é instalado em uma porção de uma concha de construção muito maior. A segunda opção é usar as paredes e o telhado existentes do edifício como isolamento, transformando assim todo o armazém em parte do sistema de refrigeração.

Ao trabalhar em estreita colaboração com um arquiteto, você poderá determinar qual opção de programação de edifícios atende às necessidades específicas da sua empresa.

Você pode converter uma propriedade existente?

Geralmente é difícil converter galpões, barracões e armazéns que foram usados por um produtor de alimentos para acomodar as exigências de outra empresa produtora de alimentos. Isso porque cada empresa tem seus próprios métodos proprietários e processos de fabricação. Fazer bolachas, por exemplo, é um empreendimento muito diferente da fabricação de iogurte grego.

Localizar um prédio existente que ofereça a quantidade adequada de espaço, temperatura mais fria, espaços congeladores, drenos de piso, clarificadores e paredes lavadas pode ser extremamente desafiador. Outros problemas comuns de conversão incluem altura de desembaraço do teto, adjacências de espaço para eficiências de fluxo e térmicas ou refrigeração. Em muitos casos, pode custar centenas de milhares de dólares para remover todas as melhorias existentes antes de construir a nova instalação.

Por essas razões, o reaproveitamento adaptativo simplesmente não é uma opção econômica em muitos mercados em todo o país, mercados com preços mais altos são muitas vezes uma exceção a esta regra, dadas as despesas associadas ao desenvolvimento em áreas industriais. Mas em muitos outros locais, comprar terrenos e construir uma instalação personalizada é mais prático do que adaptar uma propriedade existente.

Como você explica o aumento da densidade do trabalhador?

Um número crescente de trabalhadores da produção por turno e quantidade de turnos na indústria de produção de alimentos — em alguns casos, os fabricantes executam três turnos, 24 horas por dia, sete dias por semana — normalmente resulta na necessidade de banheiros adicionais de galpões, barracões e armazéns, bem como salas de descanso maiores, vestiários e vagas adicionais de estacionamento.

Requisitos especiais de fornecimento de ar também são frequentemente necessários, a fim de equilibrar finamente as pressões de ar entre os espaços de produção adjacentes.

A Imobiliária Galpão Barracão, está localizada em Piracicaba, estado de São Paulo. Temos vários tipos de imóveis industriais e comerciais para oferecer. Agende uma visita.

Como você planeja aumentar o fornecimento e distribuição de energia?

As utilidades e a disponibilidade de energia são vitais para a indústria de produção de alimentos. Essas instalações geralmente requerem máquinas que misturam, misturam, transmitem e embalam seus produtos. A produção de alimentos e bebidas muitas vezes obriga o espaço mais frio e congelador, sistemas de transporte, freezers de explosão e freezers em espiral. Todos esses elementos exigem mais energia do que sistemas secos, e essa energia precisa ser distribuída por todo galpão, barracão ou armazém através de  transformadores, interruptores e geradores de backup.

O armazenamento a frio, entretanto, requer unidades de refrigeração adicionais. Diferentes tipos de sistemas merecem sua consideração. Os sistemas de amônia foram prevalentes por um longo período de tempo, enquanto outros sistemas são agora mais comumente usados em instalações com menos de 125.000 metros quadrados.

Examine se as utilidades são regulamentadas ou não e, se necessário, convoque um consultor qualificado para determinar qual sistema pode ser a melhor escolha para o seu novo barracão, galpão ou armazém.

Quais são as considerações de armazenamento ao ar livre?

Muitas empresas de produção de alimentos precisam armazenar ingredientes como açúcar, óleo e farinha em grandes silos fora de seu prédio; esses silos e tanques requerem bases de concreto.

Esses silos geralmente não implicam triagem ou gabinetes, mas eles requerem painéis de parede inclinados para colocar tubos e conectá-los ao armazém, galpão ou barracão. Tenha em mente que todas essas instalações precisarão ser removidas e corrigidas quando o contrato expirar.

Seu orçamento permite um mezanino?

Alguns armazéns, galpões e barracões de produção de alimentos instalam plataformas de aço, ou mezaninos, dentro do prédio do armazém para criar uma segunda história. Esta segunda história pode ser usada para o espaço de escritório ou para o espaço de bem-estar acima de áreas de processo com tetos baixos.

No entanto, é importante ter em mente que os mezaninos podem ser caros para instalar e remover. Eles podem ser boas adições a um armazém, galpão ou barracão, mas é vital considerar o impacto dessa melhoria durante a fase inicial de negociação de locação, e ter uma compreensão clara de suas responsabilidades de restauração quando o contrato expirar.

Você precisa verificar as necessidades de abastecimento de água, clarificadores e descarga de água?

O abastecimento de água do armazém depende da pressão da água e do tamanho da linha de água proveniente do município local. Dependendo do tipo de instalação de produção de alimentos que você está operando, você pode precisar de um suprimento mais abundante de água do que o edifício fornece atualmente.

Você também deve considerar o fato de que os resíduos líquidos podem exigir diferentes tipos de separadores e clarificadores, que são basicamente telas de tamanho variado que filtram partículas residuais do abastecimento de água. Os esclarecedores podem exigir aprovação e créditos de algumas cidades, e apenas uma certa quantidade de lixo pode passar pelo sistema ao mesmo tempo.

A descarga de água é outra área que você precisará abordar antes de assinar qualquer acordo para alugar ou comprar um novo local industrial para fins de produção de alimentos/bebidas ou armazenamento a frio. Você deve estar ciente de suas necessidades de águas residuais presentes (e potenciais futuras), para que seu negócio possa crescer em um local que possa acomodá-los.

Muitas grandes empresas gastaram recursos consideráveis explorando empreendimentos imobiliários industriais, apenas para descobrir no final do processo de negociação que o local não pode acomodar seus requisitos de quitação.

Quais são os benefícios da orientação entre as docas?

Muitas operações de alimentos/bebidas e armazenamento a frio exigem áreas de doca controladas pela temperatura. As docas também precisam ser fechadas para elementos externos com focas, abrigos, telas e portas motorizadas para evitar poeira, sujeira, insetos e pragas.

A maioria dos produtores de alimentos se beneficiará da seleção de um edifício industrial com orientação transversal, que permite que matérias-primas entrem no edifício em uma área, enquanto os produtos acabados partem do outro lado do cais. Esta orientação transversal é tipicamente encontrada em edifícios mais novos.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados