(19) 3124 3566 - COMERCIAL@GALPAOPIRACICABA.COM.BR

Imóveis Industriais e Comerciais

O QUE SÃO OS IMÓVEIS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS?

(19) 3377 5412 

COMERCIAL@GALPAOPIRACICABA.COM.BR

Imóveis industriais e comerciais são propriedades que são usadas exclusivamente para fins relacionados a negócios ou para fornecer um espaço de trabalho e não como um espaço de convivência, o que constituiria imóveis residenciais. Na maioria das vezes, os imóveis industriais e comerciais são alugados aos inquilinos para realizar atividades de geração de renda. Esta ampla categoria de imóveis pode incluir tudo, desde uma única vitrine, industrias, setor logístico até um enorme shopping center.

Os imóveis comerciais e industriais incluem várias categorias, como varejistas de todos os tipos — espaço de escritório, hotéis & resorts, shoppings de strip, restaurantes e instalações de saúde até indústrias de pequeno porte a grande porte.

A Imobiliária Galpão Barracão, está localizada em Piracicaba, estado de São Paulo. Temos vários tipos de imóveis industriais e comerciais para oferecer. Agende uma visita.

PRINCIPAIS FINAILIDADES DE IMÓVEIS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

  • Imóveis industriais e comerciais referem-se a propriedades utilizadas especificamente para fins comerciais ou geradores de renda.
  • As quatro principais classes de imóveis comerciais incluem espaço de escritório, galpões, barracões aluguel industrial e varejo.
  • Os imóveis industriais e comerciais proporcionam renda de aluguel, bem como o potencial de alguma valorização de capital para os investidores.
  • Investir em imóveis industriais e comerciais geralmente requer mais sofisticação e maiores quantidades de capital dos investidores do que imóveis residenciais.
  • Os fundos de investimento imobiliário de capital aberto (REITs) são uma forma viável para as pessoas físicas investirem indiretamente em imóveis industriais e comerciais.

O BÁSICO DOS IMÓVEIS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

Os imóveis industriais e comerciais, juntamente com os imóveis residenciais, compõem as duas categorias primárias de imóveis. As propriedades residenciais incluem estruturas reservadas para habitação humana e não para uso comercial ou industrial. Como o próprio nome indica, os imóveis industriais e comerciais são usados na indústria e comércio, e imóveis de aluguel multi-unidades que servem como residências para inquilinos são classificados como atividade comercial para o proprietário.

Os imóveis industriais e comerciais são tipicamente categorizados em quatro classes, dependendo da função:

  1. Espaço de escritório
  2. Uso industrial
  3. Aluguel de Salões Comerciais
  4. Varejo

Categorias individuais também podem ser classificadas. O espaço do escritório, por exemplo, é frequentemente caracterizado como classe A, classe B ou classe C.

  • A Classe A representa os melhores barracões, galpões, edifícios em termos de estética, idade, qualidade de infraestrutura e localização.
  • Os galpões, barracões e edifícios classe B geralmente são mais antigos e não tão competitivos — em termos de preço — quanto os edifícios classe A. Os investidores geralmente visam esses edifícios para restauração.
  • Os prédios classe C são os mais antigos, geralmente com mais de 20 anos, localizados em áreas menos atrativas, e que precisam de manutenção.

Note que algumas autoridades de zoneamento e licenciamento para propriedades industriais — locais usados para a fabricação e produção de mercadorias, especialmente mercadorias pesadas — mas a maioria considera um subconjunto de imóveis comerciais.

ARRENDAMENTO INDUSTRIAL E COMERCIAL

Algumas empresas são donas dos galpões, barracões e prédios que ocupam. No entanto, o caso mais típico é que a propriedade industrial ou comercial é alugada. Normalmente, um investidor ou grupo de investidores é dono do galpão, barracão ou prédio e recolhe aluguel de cada negócio que opera lá. As taxas de locação comercial — o preço para ocupar um espaço durante um período declarado — são normalmente citadas em valores anuais de aluguel por metro quadrado. Por outro lado, as taxas imobiliárias residenciais citam como uma soma anual ou um aluguel mensal.

Os arrendamentos industriais e comerciais normalmente vão de um ano a 10 anos ou mais, com espaço de escritório e varejo tipicamente em média entre os contratos de cinco a dez anos. Isso pode ser contrastado com mais arrendamentos residenciais anual de curto prazo ou mês a mês.

Em um estudo recente realizado por empresas de analistas de mercado imobiliário, foi descoberto que o termo - ou seja, comprimento - de uma locação era proporcional ao tamanho do espaço que está sendo alugado. Além disso, os dados mostraram que os inquilinos entrariam em arrendamentos longos para travar os preços em um ambiente de mercado industrial e comercial em ascensão. Mas esse não é o único fator de condução deles. Alguns inquilinos com requisitos para grandes espaços entrarão em arrendamentos longos devido à limitada disponibilidade de imóveis que correspondem às suas necessidades.

Existem quatro tipos primários de locação de imóveis industriais e comerciais, cada um exigindo diferentes níveis de responsabilidade do proprietário e do inquilino.

  • Um contrato de locação de uma única rede torna o inquilino responsável pelo pagamento de impostos sobre a propriedade.
  • Um contrato de arrendamento de rede dupla torna o inquilino responsável pelo pagamento de impostos e seguros de propriedade.
  • Um contrato de arrendamento de rede tripla torna o inquilino responsável pelo pagamento de impostos sobre a propriedade, seguro e manutenção.
  • Sob um aluguel bruto, o inquilino paga apenas aluguel, e o proprietário paga os impostos sobre a propriedade do edifício, seguro e manutenção.

GESTÃO DE IMÓVEIS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

Possuir e manter imóveis industriais e comerciais alugados requer uma gestão completa e contínua pelo proprietário. Os proprietários podem querer empregar uma empresa de gestão imobiliária comercial para ajudá-los a encontrar, gerenciar e reter inquilinos, supervisionar locações e opções de financiamento e coordenar a manutenção e comercialização de propriedades. O conhecimento especializado de uma empresa de gestão imobiliária comercial é útil, pois as regras e regulamentos que regem esses bens variam de acordo com estado, município, indústria e tamanho do imóvel.

Muitas vezes o proprietário deve encontrar um equilíbrio entre maximizar os aluguéis e minimizar as vagas e a rotatividade de inquilinos. O volume de negócios pode ser caro para os proprietários de CRE, porque o espaço deve ser adaptado para atender às necessidades específicas de diferentes inquilinos — digamos, se um restaurante está se mudando para uma propriedade antes ocupada por um estúdio por exemplo.

INVESTINDO EM IMÓVEIS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

Investir em imóveis industriais e comerciais pode ser lucrativo e servir como um hedge contra a volatilidade do mercado de ações. Os investidores podem ganhar dinheiro através da valorização da propriedade quando vendem, mas a maioria dos retornos vêm de aluguéis de inquilinos.

INVESTIMENTO DIRETO EM IMÓVEIS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

Os investidores podem usar investimentos diretos onde se tornam proprietários através da propriedade da propriedade física. As pessoas mais adequadas para investimento direto em imóveis industriais e comerciais são aquelas que têm um considerável conhecimento sobre a indústria ou que podem empregar empresas que o fazem. Propriedades industriais e comerciais são um investimento imobiliário de alto risco e alta recompensa. Esse investidor provavelmente será um indivíduo de alto patrimônio líquido, uma vez que o investimento requer uma quantidade considerável de capital.

O imóvel ideal está em uma área com baixa oferta e alta demanda, o que dará taxas de aluguel favoráveis. A força da economia local da área também afeta o valor da compra do imóvel.

INVESTIMENTO INDIRETO EM IMÓVEIS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

Alternativamente, os investidores podem investir indiretamente no mercado comercial por meio da propriedade de diversos títulos de mercado, como fundos de investimento imobiliário ou fundos negociados em bolsa que investem em ações relacionadas a propriedades comerciais, ou investindo em empresas que atendem ao mercado imobiliário industrial e comercial, como bancos e corretores de imóveis.

VANTAGENS DO MERCADO IMOBILIÁRIO INDUSTRIAL E COMERCIAL

Uma das maiores vantagens do mercado imobiliário é a taxa de locação atraente. Em áreas onde a quantidade de novas construções é limitada por terra ou lei, os imóveis industriais e comerciais podem ter retornos impressionantes e fluxos de caixa mensais consideráveis. Os galpões, barracões e edifícios industriais geralmente alugam a uma taxa menor, embora também tenham custos gerais mais baixos em comparação com uma torre de escritório.

Os imóveis industriais e comerciais também se beneficiam de contratos de locação comparativamente mais longos com inquilinos do que imóveis residenciais. Este longo período de locação dá ao proprietário de imóveis industriais e comerciais uma quantidade considerável de estabilidade de fluxo de caixa, desde que os inquilinos de longo prazo ocupem o edifício.

Além de oferecer uma fonte de renda estável e rica, os imóveis industriais e comerciais oferecem o potencial de valorização do capital, desde que o imóvel seja bem conservado e mantido atualizado. E, como todas as formas de imóveis, é uma classe de ativos distinta que pode fornecer uma opção de diversificação eficaz para uma carteira equilibrada.

DESVANTAGENS DO MERCADO IMOBILIÁRIO INDUSTRIAL E COMERCIAL

Regras e regulamentos são os principais impedimentos para a maioria das pessoas que querem investir diretamente em imóveis comerciais. Os impostos, a mecânica das compras e as responsabilidades de manutenção dos imóveis comerciais estão enterrados em camadas de legalese. Esses requisitos mudam de acordo com estado, município, indústria, tamanho, zoneamento e muitas outras designações. A maioria dos investidores em imóveis comerciais ou tem conhecimento especializado ou uma folha de pagamento de pessoas que o fazem.

Outro obstáculo é o aumento do risco trazido com o volume de negócios dos inquilinos, especialmente relevante em uma economia onde fechamentos inesperados de varejo deixam os imóveis vagos com pouco aviso prévio.

Com residências, as necessidades de instalações de um inquilino geralmente espelham as de inquilinos anteriores ou futuros. No entanto, com uma propriedade comercial, cada inquilino pode ter necessidades muito diferentes que requerem reformas caras. O proprietário do galpão, barracão ou prédio, então, tem que adaptar o espaço para acomodar o comércio especializado de cada inquilino. Um imóvel industrial e comercial com baixa vacância, mas alta rotatividade de inquilinos ainda pode perder dinheiro devido ao custo de reformas para os inquilinos que chegam.

Para quem quer investir diretamente, comprar um imóvel industrial e comercial é uma proposta muito mais cara do que um imóvel residencial. Além disso, enquanto os imóveis, em geral, estão entre os mais ilíquidos das classes de ativos, as transações para edifícios comerciais tendem a se mover especialmente lentamente.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados